23.4.15

A Mágica das Cores

Uma das ferramentas que tem me ajudado muito na fotografia é a criação de uma paleta de cor antes de qualquer ensaio produzido. Afinal, o que é essa tal paleta de cores?

Hoje a paleta de cores tem sido muito usada na produção de filmes, criação de layout para blogs,sites de empresas,etc...

As cores são grandes influenciadoras na natureza, onde o individuo é reconhecido pelo seu predador através de seus tons; buscando assim uma maneira de camuflagem, e fuga para proteção.

Podemos perceber também, que as cores influenciam na nossa alimentação, na maneira de vestir, ou para expressar um estado de sentimento, como a tristeza e alegria, e até usar preto para um velório. Algumas evidências científicas certificaram que a luz  de diversas cores, ao entrar em nossos olhos podem afetar diretamente nossas emoções. 

Então, que tal usarmos isso na fotografia para transmitirmos algo?

Selecionei algumas cenas do filme Prova de Redenção para mostrar o que a paleta de cores tem a dizer sobre, seja ele um filme de terror, um clássico, uma comédia romântica e até mesmo um filme futurista. No filme Penélope Cruz interpreta "Gemma", uma mãe solteira que leva seu filho adolescente a Saravejo cidade natal de seu pai, morto durante a guerra da Bósnia.

Emile Hirsch interpreta o fotografo Diego


Na imagem acima, vemos que o diretor optou por usar os cores "frias", como a variedade de tons cinzas, e marrons, apesar da  cena ter sido gravada na neve, o momento era de alegria, de festa, então a imagem passa algo como confortável, agasalhado, sem transparecer a sensação de frio.

O filme em si, tem inúmeras cenas de guerras, mortes, atentados, mas também existe cenas de amor, conflitos, abandono; em que o diretor contou com diversas cores de sua paleta para mostrar cada transição, cada momento a ser determinado, seja do casamento para uma guerra, ou da guerra para um nascimento. inherit;">     

Cena de uma conversa em um momento relaxante,um possível amanhecer ou anoitecer.


Já nessa cena as cores frias permanecem, porém em diversos tons de azul e cinza, para dar a entender algo como um tempo nublado, ou uma tarde fria, chuvosa, ou até mesmo um breve amanhecer.

Existem outras cenas do filme com tons mais "quentes" como a de Gemma em um encontro a luz de velas (vermelhas) em um pequeno Studio fotográfico, no caso a casa de Diego. Nela podemos ver que as cores vermelhas, laranjas e preto estão sobrepostas para dar o efeito e sensação de algo quente, de sedutor, simbolizar um momento de paixão.

Por fim, aprendemos um pouco hoje sobre a fascinante mágica que a paleta de cores pode nos proporcionar. E ai, que tal testarmos hoje como seria um ensaio usando cores do seu filme predileto para transmitir sensações que você gostaria? tenta e conta para gente!

Nenhum comentário :

Postar um comentário